Notícias

Tamanhos dos cômodos podem variar de acordo com as preferências

20/03/2018 - Fonte: Blog Pra Construir

Ao projetar o seu sonho, surge a seguinte pergunta: existe um tamanho ideal ou uma metragem mínima para os cômodos? Para o arquiteto Daniel de Souza Iniesta Castilho, de Indaiatuba, que trabalha com móveis planejados no interior do estado de São Paulo, a resposta é não.

"Vejo muitos projetos diferentes e percebo que não existe uma metragem mínima para um cômodo, pois ao planejar um ambiente o profissional criará um projeto em que conforto e necessidade estarão juntos, independente da metragem apresentada. Outro ponto é o fato de cada um ter uma idealização de seu "cômodo dos sonhos", o que abre um leque de combinações e tamanhos", afirma.

Porém, de acordo com Castilho, é possível pensar em metragens médias, que servem como fio condutor para as dicas que o profissional separou para cada ambiente:

Cozinha: "Uma metragem média para esse cômodo seria de 12m2, com possibilidade para uma grande bancada de pedra, uma ilha com bancada de refeição, para aqueles que apreciam esse layout, além de lugar para os eletrodomésticos mais comuns".

Espaço gourmet: "A metragem de 20 m2 possibilita uma grande área de lazer com espaço para bancadas de pedra, com ilha, fogão, churrasqueira, em alguns casos choperia, e uma mesa de refeição para 8 pessoas".

Área de serviço: "Não é o ambiente mais pensado pelos clientes, assim, 7 m2 já estaria de bom tamanho, possibilitando uma boa área de apoio, armários altos, espaço para eletrodomésticos e tanque, além de área para passar roupa".

Escritório: "Um escritório para uma ou duas pessoas com espaço para armazenar livros, mediria em torno de 8 m2".

Banhos: "Nas áreas de banhos, com somente uma cuba, o ideal seria 4,5 m2 com um tamanho razoável de tampo de pedra e espaço confortável para box e vaso sanitário. Se a opção for por duas cubas, o ideal seria de 6,5 m2".

Dormitórios: "A opção é usar camas de casal ou maiores com espaço com bancada para ler ou usar notebook, TV e armário. Com esses móveis, um dormitório de 15m2 já estaria de bom tamanho, confortável para qualquer tipo de cama", completa Daniel Castilho.

ZAITE Tecnologia