Notícias

Planejamento de obra: o que é e por que é tão importante fazer?

07/03/2018 - Fonte: Blog Pra Construir

- O que é o planejamento de obra?

Planejar √© prever as a√ß√Ķes e recursos necess√°rios para realizar uma atividade em um determinado per√≠odo de tempo. Fazemos isso o tempo todo sem perceber. Por exemplo, assim que notamos que o n√≠vel do combust√≠vel est√° na reserva, come√ßamos a planejar uma parada para abastecimento. Assim, podemos definir o planejamento de obra como a planifica√ß√£o e organiza√ß√£o das a√ß√Ķes e recursos necess√°rios para construir uma casa.

Sabemos que não é uma tarefa fácil fazer um bom planejamento de obra. Também sabemos que dificilmente você irá conseguir acertar tudo, e que certamente surgirão imprevistos. Mas iniciar uma construção sem saber quanto tempo e dinheiro irá custar é muito arriscado, pois a chance de você não conseguir terminar a construção são enormes. E para saber o tempo e custo estimado de uma obra é necessário fazer um bom planejamento de obra.

Um planejamento bem feito também irá ajudar a economizar dinheiro na compra dos materiais e contratação dos serviços. Além de minimizar o desperdício de materiais e retrabalhos. Quer saber como? Continue lendo este post.

- Quais s√£o as etapas para construir uma casa?

N√£o existe uma receita para fazer o planejamento de obra, mas √© fundamental saber quais s√£o as etapas da constru√ß√£o de uma casa. Sem isso voc√™ n√£o conseguir√° saber quais s√£os as a√ß√Ķes e recursos necess√°rios para construir uma casa.

No PraConstruir nós dividimos a construção de uma casa em 14 etapas. Abaixo vamos apenas listar quais são as etapas e explicar o que são.

- Projetos e Aprova√ß√Ķes: Elabora√ß√£o dos projetos (arquitet√īnicos, estrutural, etc.) e aprova√ß√£o da Prefeitura (alvar√° da obra).

- Servi√ßos preliminares: S√£o os servi√ßos preliminares ao in√≠cio da obra, como: limpeza e nivelamento do terreno, liga√ß√£o de √°gua e luz, organiza√ß√£o do canteiro de obras, gabarito e marca√ß√Ķes.

- Funda√ß√Ķes: S√£o as estruturas que sustentar√£o e dar√£o estabilidade para toda a casa. S√£o respons√°veis pela distribui√ß√£o do peso da casa para o solo.

- Estrutura: S√£o as colunas, vigas e lajes feitas de concreto armado que ficam acima do solo. S√£o respons√°veis pela distribui√ß√£o de pesos da casa para as funda√ß√Ķes.

- Alvenaria: √Č o levantamento das paredes com tijolos cer√Ęmicos, blocos de concreto, tijolo ecol√≥gico, etc.

- Cobertura: Os telhados protegem a casa contra o sol e chuva. A estrutura dos telhados podem ser de madeira ou aço. Eles também podem ser expostos ou embutidos.

- Instala√ß√£o hidr√°ulica: Instala√ß√Ķes de √°gua fria, √°gua quente e esgoto. Elas s√£o executadas ao longo da obra com cuidado para evitar vazamentos.

- Instala√ß√£o el√©trica: Instala√ß√Ķes de circuitos el√©tricos protegidos por disjuntores para que n√£o falte energia na resid√™ncia. S√£o compostos pelo quadro de distribui√ß√£o, tomadas, ilumina√ß√£o, cabos, etc.

- Esquadrias: S√£o as portas e janelas. Elas devem ser instaladas cuidadosamente para garantir a abertura e fechamento corretamente.

- Impermeabiliza√ß√£o: Consiste na impermeabiliza√ß√£o de funda√ß√Ķes, paredes e outras estruturas para evitar o surgimento de infiltra√ß√Ķes e umidade.

- Revestimentos e Acabamentos: √Č o assentamento de pisos, azulejos, porcelanatos e cer√Ęmicas nas paredes e ch√£o.

- Vidros: Instalação de vidros em portas, janelas, armários e demais locais. Deve ser cuidadosa para que estes não desencaixem com facilidade.

- Pinturas: Aplicação de tintas e texturas nas paredes, tetos e chão das áreas internas e externas.

- Servi√ßos complementares: Instala√ß√£o de ar-condicionado, g√°s, telefone e internet. Como tamb√©m servi√ßos de jardinagem, muros, grades, port√Ķes e a limpeza final.

N√£o temos a pretens√£o de afirmar que esta √© a √ļnica forma de dividir a constru√ß√£o em etapas. O profissional contratado pode mudar esta divis√£o para melhor se adaptar a uma sua necessidade. Por√©m n√£o se assuste se ele sugerir as mesmas etapas. Isso pode ocorrer por que para pedir o financiamento, a Caixa Econ√īmica Federal exige que o cronograma f√≠sico-financeiro tenha estas mesmas etapas.

ZAITE Tecnologia