Notícias

10 dicas para você escolher o terreno ideal para construir o seu sonho

13/03/2018 - Fonte: Blog Pra Construir

1. Saiba o que você quer construir

A primeira dica se refere √† escolha do que voc√™ quer construir. "√Č l√≥gico que em um loteamento residencial voc√™ ir√° construir uma casa. Mas de nada adianta come√ßar a procurar um terreno, sem saber que constru√ß√£o voc√™ deseja realizar. Portanto se pergunte: Como ser√° a sua casa? Quantos metros quadrados voc√™ precisa?".

Ou ainda: "A sua casa será térrea, ou terá dois ou mais pavimentos? Serão quantos dormitórios? Terá garagem, piscina, jardim? Enfim qual o espaço que você gostaria para o seu futuro lar?", afirma Ramalho. "Com isto definido em mente, você conseguirá escolher o terreno adequado para o seu empreendimento".

2. Escolha cuidadosamente a localização

Outra quest√£o importante: a localiza√ß√£o. O arquiteto orienta a verifica√ß√£o cuidadosa da regi√£o em que se encontra o terreno. "Procure saber sobre a seguran√ßa da regi√£o. Descubra se h√° muito barulho, se h√° casas noturnas ou outras edifica√ß√Ķes com uso similar", afirma.

Saiba o que você quer construir

3. Consulte a legislação

Tamb√©m √© fundamental consultar a legisla√ß√£o municipal e verificar quais s√£o as restri√ß√Ķes legais do seu terreno. Geralmente s√£o encontradas as seguintes restri√ß√Ķes na lei: recuos frontais e laterais, taxa de ocupa√ß√£o, coeficiente de aproveitamento e altura total.

"Consulte, junto aos √≥rg√£os ambientais do munic√≠pio, se o lote se encontra pr√≥ximo de uma APA (√Ārea de Prote√ß√£o Ambiental), ou mananciais, nascentes, e outros elementos que podem trazer restri√ß√Ķes para o seu terreno", completa Guilherme Ramalho. Se o seu terreno for em um condom√≠nio, verifique tamb√©m as regras do estatuto.

4. Evite terrenos muito estreitos

√Č importante estar atento √† largura do terreno. "Independente do porte da edifica√ß√£o que voc√™ pretende construir, evite lotes muito estreitos, j√° que isso poder√° gerar problemas na distribui√ß√£o dos c√īmodos", explica o arquiteto.

5. Saiba qual é a composição do solo

A composição do solo é outro aspecto importante para a sua escolha. "Há casos em que a composição pode inviabilizar a aquisição, como terrenos com galerias fluviais e piçarras. Consulte, com o engenheiro da empresa responsável pelo terreno, qual é o tipo de solo, para verificar se é arenoso ou argiloso".

"√Č importante verificar se h√° len√ßol fre√°tico pr√≥ximo ao seu terreno. Tamb√©m evite lotes em situa√ß√£o de aterro, j√° que os custos das funda√ß√Ķes costumam ser altos, devido √† profundidade que precisam atingir", orienta o profissional.

6. Prefira terrenos planos

Outra questão é a topografia, um aspecto fundamental que vai impactar tanto na estética da edificação como nos custos. Será possível encontrar terrenos com diferentes topografias, como por exemplo:

Terreno plano: √Č a melhor situa√ß√£o, j√° que n√£o haver√° custos extras com corte e aterro do lote, nem a necessidade de muros de arrimos. Uma boa escolha para quem deseja fazer uma edifica√ß√£o t√©rrea.

Terreno em aclive: Situação em que o nível médio do terreno está acima do nível da rua e, possivelmente, será necessário realizar cortes e arrimos.

Terreno em declive: Situação em que o nível médio do terreno está abaixo do nível da rua, o que pode se tornar um grande problema, já que a saída de esgoto e águas pluviais deve estar no nível da rua.

"Em todas as situa√ß√Ķes, um bom profissional conseguir√° adotar uma solu√ß√£o para uma edifica√ß√£o adequada. Por√©m, solu√ß√Ķes para o caso de aclive e declive ser√£o mais onerosas", afirma Guilherme.

7. Observe a incidência solar

Quanto à incidência solar, em termos gerais, é possível considerar o seguinte: o lado norte recebe o sol mais forte do dia e costuma ficar quente boa porção do dia. A área leste recebe raios de sol esterilizantes da manhã. No caso da porção oeste, também é quente, pois é onde incide o sol da tarde. Já o lado sul recebe a claridade do sol sem tanto calor.

8. Analise a infraestrutura

√Č importante tamb√©m estar atento √† infraestrutura do condom√≠nio. "Procure saber quais servi√ßos chegar√£o ao seu terreno. √Āgua, rede de esgoto, luz, g√°s encanado, telefonia, internet, coleta de lixo, etc. Verifique ainda se o local ser√° pavimentado corretamente", afirma Guilherme.

9. Verifique a documentação

Quanto √† incorporadora ou corretora, √© fundamental levantar o hist√≥rico da empresa. Verifique se s√£o empresas id√īneas e se h√° eventuais ocorr√™ncias graves com as mesmas.

Todo cuidado também é pouco no que se refere à documentação. "Verifique se o loteamento possui registro e exija as licenças exigidas e a aprovação do projeto final. Confira se há a aprovação nos órgãos ambientais e se a obra possui o Selo de Regularidade de Aprovação", diz.

"Além disso, consulte a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO) e verifique a matrícula individual do terreno", explica o arquiteto.

10. Visite o lote

Algo que pode parecer b√°sico, mas muitos n√£o d√£o o devido valor: visite o lote antes de adquiri-lo. E leve c√Ęmera, b√ļssola e trena. "Verifique se o que est√° sendo oferecido realmente √© o que est√° l√°", completa o profissional.

ZAITE Tecnologia